Ética médica e o estudante de medicina: o ensino da ética médica e o estudante de medicina

  • Lorena Tassara Quirino Vieira Pontifícia Universidade Católica de Goiás
  • Lucca Lopes Martins Universidade Federal de Goiás
  • Lucas Campos Muniz Helou Rocha Universidade Federal de Goiás
  • Patrícia Mendonça Leite Universidade Federal de Goiás
  • Valdivina Eterna Falone Universidade Federal de Goiás
  • Waldemar Naves do Amaral Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: Estudante, Ética, Educação de Graduação em Medicina, Medicina

Resumo

O ensino da ética médica para estudantes do curso de Medicina nas faculdades brasileiras é de fundamental importância para a formação de um profissional de saúde humano e capacitado. No Brasil, há dificuldades em relação ao ensino e à aprendizagem da ética médica dentro das faculdades, objetivo deste estudo, que consiste em uma revisão integrativa de dez artigos selecionados entre os anos de 2008 e 2020. A partir dessa análise, é possível verificar que, apesar de certa melhora ao longo dos últimos anos, o ensino da ética médica ainda é defasado nas faculdades de medicina do Brasil e há um longo caminho a ser percorrido até alcançar um nível ideal de educação em ética, bioética, sigilo médico, relação médico-paciente e humanidade. Além disso, é de extrema importância um ensino humanitário e deontológico ao longo da graduação em Medicina. A partir de uma melhoria na educação deontológica brasileira, será possível obter longos benefícios para o futuro da medicina no país.

Biografia do Autor

Lorena Tassara Quirino Vieira, Pontifícia Universidade Católica de Goiás

Estudante de Medicina, Pontifícia Universidade Católica de Goiás (PUC Goiás)

Lucca Lopes Martins , Universidade Federal de Goiás

Estudante de Medicina, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Lucas Campos Muniz Helou Rocha , Universidade Federal de Goiás

Estudante de Medicina, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Patrícia Mendonça Leite, Universidade Federal de Goiás

Estudante de Medicina, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Valdivina Eterna Falone, Universidade Federal de Goiás

Mestre em Ciências da Saúde, Universidade Federal de Goiás (UFG)

Waldemar Naves do Amaral, Universidade Federal de Goiás

Professor Livre Docente na Universidade federal de Goiás (UFG)

Publicado
01-10-2021