Panorama do estudo da bioética nos cursos de Medicina das universidades federais brasileiras: estudo descritivo
Resumo
A inclusão da disciplina de bioética nos planos pedagogos dos cursos de Medicina é essencial. Este
estudo tem, portanto, o objetivo de identificar o número de universidades federais que ofertam esta
disciplina, a forma como é ofertada e a nomenclatura utilizada para estas nos cursos de Medicina.
Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal e descritiva, realizada por meio de uma busca pelas
universidades federais que ofertam a graduação em Medicina por meio do Cadastro e-MEC, e poste-
riormente, de uma análise do plano pedagógico das universidades selecionadas. Foram encontradas
87 universidades que ofereciam a graduação em Medicina de forma gratuita, sendo 54 delas institu-
ições federais. Destas, 51 apresentavam a disciplina de bioética (94,44%). Observou-se que 16,67%
(9/54) ofereciam a disciplina de forma optativa e 5,55% (3/54) não a ofertavam, e quando oferecidas,
32,07% apresentavam carga horária isolada e 67,93% eram ministradas de forma compartilhada com
outros assuntos. Em relação à nomenclatura, foram encontradas 31 nominações diferentes, sendo
35,84% (19/53) “disciplinas com conteúdo e nomes distintos de bioética” enquanto as “disciplinas
autônomas com conteúdo de nome “bioética” e as “disciplinas com conteúdo de bioética e associadas
a outras disciplinas”, corresponderam a 32,08% (17/53) cada. Conclui-se que, embora haja um eleva-
do percentual de universidades federais com graduação em Medicina que oferecem a disciplina de
bioética, existem problemas quanto à forma como é ofertada, compartilhada com outras disciplinas
ou optativa e com a ausência de padronização nos planos pedagógicos para o seu ensino.