Panorama do estudo da bioética nos cursos de Medicina das universidades federais brasileiras: estudo descritivo

  • Larissa de Assis Timpone Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde
  • Carolina Leão de Moraes Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás
  • Aline Maciel Monteiro Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás
  • Lara Cândida de Sousa Machado Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde
  • Renato Canevari Dutra da Silva Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde
  • Waldemar Naves do Amaral Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás
Palavras-chave: bioética, educação, medicina, graduação

Resumo


A inclusão da disciplina de bioética nos planos pedagogos dos cursos de Medicina é essencial. Este
estudo tem, portanto, o objetivo de identificar o número de universidades federais que ofertam esta
disciplina, a forma como é ofertada e a nomenclatura utilizada para estas nos cursos de Medicina.
Trata-se de uma pesquisa quantitativa, transversal e descritiva, realizada por meio de uma busca pelas

universidades federais que ofertam a graduação em Medicina por meio do Cadastro e-MEC, e poste-
riormente, de uma análise do plano pedagógico das universidades selecionadas. Foram encontradas

87 universidades que ofereciam a graduação em Medicina de forma gratuita, sendo 54 delas institu-
ições federais. Destas, 51 apresentavam a disciplina de bioética (94,44%). Observou-se que 16,67%

(9/54) ofereciam a disciplina de forma optativa e 5,55% (3/54) não a ofertavam, e quando oferecidas,
32,07% apresentavam carga horária isolada e 67,93% eram ministradas de forma compartilhada com
outros assuntos. Em relação à nomenclatura, foram encontradas 31 nominações diferentes, sendo
35,84% (19/53) “disciplinas com conteúdo e nomes distintos de bioética” enquanto as “disciplinas
autônomas com conteúdo de nome “bioética” e as “disciplinas com conteúdo de bioética e associadas

a outras disciplinas”, corresponderam a 32,08% (17/53) cada. Conclui-se que, embora haja um eleva-
do percentual de universidades federais com graduação em Medicina que oferecem a disciplina de

bioética, existem problemas quanto à forma como é ofertada, compartilhada com outras disciplinas
ou optativa e com a ausência de padronização nos planos pedagógicos para o seu ensino.

Biografia do Autor

Larissa de Assis Timpone, Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde

Acadêmica da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde

Carolina Leão de Moraes, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás

Pós-graduanda nível doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina
da Universidade Federal de Goiás

Aline Maciel Monteiro, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás

Pós-graduanda nível doutorado do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina
da Universidade Federal de Goiás e docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde

Lara Cândida de Sousa Machado, Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde

Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde

Renato Canevari Dutra da Silva, Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde

Docente da Faculdade de Medicina da Universidade de Rio Verde 

Waldemar Naves do Amaral, Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás

Professor Livre Docente da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás e do Programa de Pós-Graduação em Ciências da Saúde da Faculdade de Medicina da Universidade Federal de Goiás 

Publicado
07-04-2020